DOMINGO da SANTÍSSIMA TRINDADE
DEUS-TRINDADE:
A DANÇA DA RELAÇÃO!
A Divindade, no falar de Jesus, não é soledade, mas Comunhão: O Espírito me glorificará, pois receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará. Nenhuma autossuficiência! Contínuo doar-se, constante esvaziar-se para acolher o Outro. Por isso, os Três são também Um só: Tri-Unidade, Trindade! Pura Relação, ‘Pericorese’ (S. João Damasceno): circularidade de Vida e de Amor; Dança, Harmonia.
Jesus glorifica o Pai (e é glorificado pelo Espírito) ao doar-se na cruz, revelando ao mundo o rosto de Deus: Aquele que ama até dar a vida!
A autodoação de Deus extravasa na criação. Junto a Deus, estava eu como artífice, brincando todo o tempo diante dele, sobre o globo terrestre, achando minhas delícias junto aos filhos dos homens. Incarnando, Deus alarga a roda, dá-nos as mãos, para entrarmos também nós na Dança Sagrada da Vida!
Filhos dum Deus-Relação, aprendamos a construir, cada dia, redes de fraternidade, solidariedade e paz, num mundo dividido. Com a chama amorosa do Espírito, ímpeto de Esperança: A Esperança não engana, pois o Amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado!