EPIFANIA do SENHOR
BÚSSOLA PARA O CAMINHO
No início deste ano, uns magos vindos do Oriente (buscadores de sentido, perscrutadores do Infinito nas coisas finitas) inspiram-nos a não perder de vista o sonho do Mundo Novo trazido pelo Menino nascido para nós. O segredo é deixar-nos guiar por uma Estrela: a do Menino.
1.°- Não busquemos a Grandeza da vida na vida dos grandes, poderosos. Também os magos se equivocaram. Não é na capital, no palácio, entre os grandes da religião, que se encontra a Beleza da vida.
2.º- Apesar dos erros, continuemos buscando. Os magos voltam ao caminho e a Estrela (ausente em Jerusalém, dominada pela escuridão do poder) volta a brilhar, a guiar os seus passos. E parou sobre o lugar onde estava o Menino.
3.º- O Infinito está aqui, no corpo frágil duma criança, na simplicidade duma casa: de Maria e José, de qualquer um de nós. A Grandeza da vida está nas pequenas coisas, no quotidiano partir do pão (Belém = casa do pão). E, prostrando-se, adoraram-no. Deus habita a nossa vida! Em ti, em mim, em cada ser vivente! A vida é Epifania: manifestação do divino!
Aos inquietos, aos buscadores, Deus oferece uma Estrela, uma Bússola. Para que não paremos de buscar o sonho do Mundo Novo. Nos acontecimentos, nas pessoas.

